O cenário atual exige que as empresas adotem novas posturas, como a redução de custos estruturais, a melhoria nos processos e a busca por diversificação de receitas em novos mercados e segmentos. Isso tem deixado pouco espaço para uma inovação corporativa em seu estado mais brando, onde os resultados, embora presentes, são menos mensuráveis. Assim como em outras áreas das organizações, os times de inovação estão sendo pressionados a entregar resultados mais palpáveis em menos tempo. O Programa de Inovação Corporativa surge como uma alternativa relevante para enfrentar esses desafios.
Dizemos que pode ser uma alternativa porque é necessário fazer algumas adaptações nos processos para que o contexto atual seja contemplado e os direcionamentos sejam abordados de maneira adequada: direto ao ponto. Um programa de inovação direto ao ponto possui uma série de características e benefícios para o negócio, destacamos alguns:
Permite inovar sem comprometer a operação diária;
Gera engajamento e colaboração de toda a empresa para a transformação do negócio;
Evita a desaceleração da transformação que pode ocorrer devido ao isolamento;
Evita desperdícios direcionando os esforços para pontos críticos do negócio.
Existem quatro blocos de ação para mitigar os riscos de um programa de inovação mal-sucedido e potencializar seus ganhos:
Engajamento (Cultura e Ambiente)
A avaliação do contexto da organização é crucial para definir o tom e engajar a organização como um todo. O início do programa é fundamental para garantir que a liderança esteja ciente do esforço e que as pessoas tenham o conhecimento necessário para participar de forma efetiva. Nesta etapa inicial, é importante alinhar alguns pontos: a visão da liderança em relação à inovação, benchmarking, o modelo de reconhecimento do programa e as ações de comunicação para o programa.
Direcionamento (Visão e Estratégia)
É essencial identificar novos territórios de oportunidades, estabelecer estratégias para explorar os desafios e direcionar os esforços de inovação. O programa deve estar intimamente conectado à maneira de agir da empresa e à sua estratégia para ter adesão em todos os níveis hierárquicos e gerar resultados. Nesta etapa, é importante abordar desafios atuais e temas relevantes ao negócio que direcionam o tema do programa e a geração de ideias, os modelos de governança do programa e o entendimento/desenho da estratégia de inovação da organização.
Geração de Oportunidades (Processo de Inovação)
Esta etapa visa criar e fortalecer processos, utilizando metodologias para organizar as frentes de inovação e as iniciativas com formas sistemáticas de exploração de oportunidades e geração de ideias. É fundamental capacitar a equipe envolvida, treinando-os em competências de inovação. É crucial que os envolvidos saibam instruir os participantes sobre como transformar suas ideias em conceitos e prototipá-los. Workshops como sprints de design, brainstorms e modelagem de novos negócios permitem a construção de um portfólio de ideias e projetos. Alguns pontos essenciais nos programas incluem:
Desafio temático;
Seleção de participantes do primeiro ciclo e onboarding;
Comunicação e instruções das etapas: Exploração do desafio, Geração de ideias, Conceitos e Prototipagem;
Suporte metodológico aos participantes;
Curadoria e avaliação das ideias e protótipos;
Monitoramento de indicadores e relatórios.
Implementação (Execução)
Manter o ritmo é crucial para programas que geram resultados duradouros. É importante acompanhar os times e as iniciativas do programa, assim como monitorar o progresso e indicadores dos projetos e oferecer suporte tático na execução dos projetos.
Nossa experiência mostra que, quando bem direcionados e apoiados de maneira séria e profissional, os programas de inovação podem trazer resultados transformadores para as organizações. Você pode construir internamente o programa, e se precisar de ajuda, existem fornecedores que podem auxiliá-lo a criar e executar programas de inovação com mais chances de sucesso.
Em tempos em que resultados tangíveis são cada vez mais necessários, os Programas de Inovação que abordam diretamente os pontos críticos da organização devem servir como uma excelente alavanca.
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