Brainstorming: o que é e quais suas regras?

Lucas | Gerais
19 Jul, 2024 | Atualizado em 28 Ago, 2024
Imagem Destaque

       O brainstorming, ou tempestade de ideias, é uma etapa do design thinking específica para o início da fase de ideação. Após explorar e identificar as dores e necessidades do mercado e dos clientes, essa técnica de criatividade em grupo é utilizada para encontrar soluções para problemas específicos. 

       A prática do brainstorming surgiu em um momento de desespero. Em 1939, a BBDO, uma das maiores agências de publicidade dos Estados Unidos, enfrentava a falência, quando um dos fundadores, Alex Faickney Osborn, concebeu uma ideia que chamou de “Thinking up” e publicou o livro "How to Think Up" em 1942. Nesse livro, ele apresentou o princípio fundamental de pensar de maneira ampla e descontrolada para gerar a maior quantidade possível de novas ideias. 

       Os primeiros participantes desse processo referiam-se às suas tentativas como “sessões de brainstorming”, no sentido de usar o cérebro para resolver um problema. Com ideias mais criativas, a BBDO conseguiu reverter a situação e, em 1951, seu faturamento já ultrapassava os US$ 100 milhões. Sete anos depois, oito das dez maiores empresas americanas estavam utilizando o método de Osborn. 

       Em 1953, Osborn lançou sua obra mais conhecida: "Applied Imagination", onde introduziu o termo “brainstorming” e definiu suas regras. Sua citação “é mais fácil moderar uma ideia excêntrica do que pensar em uma nova” resume bem sua abordagem: gerar o máximo possível de ideias para um problema ou pergunta, independentemente de quão absurdas possam parecer inicialmente. A recomendação é tirar todas as ideias da cabeça e depois avaliá-las. 

       As quatro regras do brainstorming de Osborn:

       1. Foco na quantidade

A primeira regra estabelece que a criação do máximo de ideias possível é a melhor maneira de alcançar o sucesso criativo. A chave é criar um ambiente que promova o pensamento diverso, eliminando a ideia de uma única solução apropriada para um problema. Apesar de muitas ideias serem irreais ou de baixa qualidade, a liberdade de gerar uma grande quantidade de conceitos leva à ideia certa ou à combinação certa para o sucesso, conforme a máxima “quantidade gera qualidade”. 

       2. Restrição a críticas  

       A segunda regra afirma que ninguém deve avaliar ou criticar as ideias durante seu processo de geração. Ao suspender o julgamento, cria-se um ambiente de apoio onde os participantes se sentem livres para gerar ideias incomuns sem constrangimento, aumentando a criatividade. Não existe ideia ruim nesse primeiro momento, e ideias bobas podem gerar ideias melhores ao serem revisadas posteriormente. 

       3. Incentivo a ideias fora do comum  

       A terceira regra incentiva ideias incomuns. Isso pode abrir novas maneiras de pensar e fornecer melhores soluções ao ver o problema de outra perspectiva, sem suposições limitantes. Buscando quantidade e evitando críticas, as equipes naturalmente serão encorajadas a propor até as ideias mais fora do comum. 

       4. Combinação e melhoria de ideias  

       A última regra incentiva os participantes a desenvolver as ideias uns dos outros, combinando, separando e detalhando-as para descobrir ideias mais ousadas e adequadas. Adaptar e melhorar outras ideias é tão valioso quanto gerar a ideia inicial, e a sinergia de conceitos pode fortalecer o trabalho em grupo na empresa. 

Etapas do Brainstorming 

       A realização de sessões de brainstorming pode seguir diferentes abordagens, incluindo sessões individuais ou reversas, além da estruturação em grupo. Técnicas e processos colaborativos ajudam a inovar e contribuem para uma tempestade de ideias mais assertiva. A técnica descrita em "Applied Imagination" ainda é usada hoje, aparecendo em manuais de produtividade e guias de pensamento criativo para empresários de todos os setores. Essa técnica é composta por cinco etapas: 

  1. Nomeação de um moderador; 

  1. Definição clara do problema; 

  1. Registro de todas as ideias sem crítica; 

  1. Delimitação de tempo; e 

  1. Revisão e priorização das ideias no final do período de coleta.  

       O moderador, responsável por liderar a sessão, deve ser escolhido cuidadosamente devido à sua grande responsabilidade. Ele começa declarando o problema de forma simples, para que o grupo se concentre em um único objetivo. Um registrador (não necessariamente o líder) anota todas as ideias geradas, sem especificar o autor, de forma que todo o grupo possa vê-las. 

       Para a sessão, deve-se definir um limite de tempo, geralmente entre 15 a 60 minutos, dependendo da complexidade do problema. Muitas vezes, as ideias mais inovadoras surgem quando os participantes são forçados a pensar em algo novo ou em momentos de descontração. Para continuar a tempestade de ideias após a sessão inicial, deve-se criar um mecanismo para registrar novas ideias individuais. 

       Após esgotar o estoque de ideias, inicia-se a fase de crítica e avaliação para selecionar soluções viáveis. Nessa fase, a quarta regra de Osborn é aplicada: combinação e melhoria de ideias. Com ideias aprimoradas e melhor descritas, procede-se à priorização das melhores sugestões. 

       A avaliação das ideias pode ser feita pelo próprio grupo ou por novos membros que compreendam melhor a viabilidade do negócio. Recomenda-se que a avaliação final seja realizada pelos responsáveis diretos pelo problema. A transição do pensamento criativo para o crítico é essencial, exigindo uma mentalidade diferente das etapas iniciais. 

       Para avaliar ideias, o grupo pode seguir os seguintes passos: 

  1. Criar uma lista curta para que os participantes escrevam individualmente suas ideias favoritas; 

  1. Combinar as ideias em uma lista coletiva; 

  1. Definir critérios de avaliação, como viabilidade, complexidade, custos, fatores humanos, tempo, qualidade, recursos, segurança, fluxo de trabalho, entre outros; 

  1. Classificar as ideias de acordo com esses critérios, atribuindo pontuações definidas pela empresa ou pelo grupo; 

  1. Compartilhar as melhores ideias e definir estratégias para implementá-las. 

       Podemos concluir que o brainstorming é mais do que uma dinâmica de grupo; é uma maneira de iniciar a ideação, gerando ideias para resolver problemas claramente definidos. Ele ajuda a empresa a produzir um arsenal de soluções potenciais, utilizando quatro regras principais para aumentar a criatividade: foco na quantidade, restrição a críticas, incentivo às ideias fora do comum e combinação e melhoria de ideias. Essas regras criam um ambiente onde o grupo se sente à vontade para gerar o maior número de ideias possíveis, que são posteriormente avaliadas e aprimoradas para solucionar problemas de forma criativa e eficaz. 

Sobre a Avantt.i 

       A Avantt.i é uma plataforma de inovação desenvolvida pela Inventta, para gestores de inovação e gerentes de projeto.

       Com módulos de intra, open e gestão do portfólio, oferecemos uma visão completa da Gestão da Inovação para alavancar suas iniciativas.

  • Visão global e gestão do portfólio: Através da consolidação do portfólio de inovação, a Avantt.i ajuda a identificar os principais projetos e avançar com assertividade. Tudo em uma única plataforma. 
  • Programa de intra: Crie desafios e obtenha participação dos colaboradores. A inovação vira rotina e você impulsiona a cultura de inovação na empresa.
  • Open Innovation: Chame startups e parceiros para desafios, gerencie parceria na plataforma e tenha acesso a mais de 23.000 startups na nossa base.
  • Métricas Acionáveis: Influencie a organização a investir em esforços de inovação com base em métricas claras e acionáveis. Meça resultados dos projetos e comunique o sucesso das iniciativas
  • Inovação Integrada e Transparente: Gerencie projetos de diferentes esteiras e horizontes, com colaboração de parceiros e equipe, visualizando o portfólio globalmente.  
  • Engajamento com Conhecimento: Transforme a inovação em hábito com trilhas de conhecimento e mentorias disponíveis ao longo da jornada. 

    Conheça aqui, solicite uma demonstração guiada e teste grátis.