Case Grupo Boticário

Lucas | Cases
19 Jul, 2024 | Atualizado em 19 Ago, 2024
Imagem Destaque

Design Estratégico 

       Centralizando a experiência no cliente: O Grupo Boticário reformulou seu processo de Gestão de Portfólio de Inovação para melhor atender alguns grupos tradicionalmente negligenciados no setor de cosméticos. 

Desafio 

       O Grupo Boticário, uma das maiores empresas de beleza do mundo, tinha a missão de resolver as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência, corpos diversos, comunidades LGBTQIAP+, idosos e pessoas de pele não-branca em várias etapas da compra de cosméticos e produtos de beleza. "Queremos solucionar esse problema!" 

Abordagem 

  • Metodologia definida: Implementação o Design to Value. 

  • Estratégia de pesquisa: Estabelecimento de todas as hipóteses que seriam testadas em campo. 

  • Imersão no consumidor: Investigação de perto as dores, necessidades, atributos de valor e etapas da jornada de compra. 

  • Tendências de mercado: Mapeamento das principais tendências através de Desk Research. 

  • Novos atributos de valor: Identificação de 12 novos atributos para avaliação dos produtos do Boticário. 

Resultados 

  • 8 novos critérios relacionados ao produto 

  • 4 novos critérios além do produto 

  • 147 entrevistas realizadas 

  • 7 grupos atendidos em suas especificidades 

  • 3 grandes capitais analisadas em campo 

  • 27 territórios de oportunidades identificados 

Impacto Gerado 

       No fim do processo, o Grupo Boticário avançou em direção a um valor crucial no mercado atual: o cliente no centro. Uma nova estrutura foi criada para garantir que cada produto nas prateleiras do GB fosse avaliado pelo próprio público-alvo. Aspectos como composição e comunicação representativa passaram a ser parte integral da visão da marca para o futuro. 

 

Sobre a Avantt.i 

       A Avantt.i é uma plataforma de inovação desenvolvida pela Inventta, para gestores de inovação e gerentes de projeto.

       Com módulos de intra, open e gestão do portfólio, oferecemos uma visão completa da Gestão da Inovação para alavancar suas iniciativas.

  • Visão global e gestão do portfólio: Através da consolidação do portfólio de inovação, a Avantt.i ajuda a identificar os principais projetos e avançar com assertividade. Tudo em uma única plataforma. 
  • Programa de intra: Crie desafios e obtenha participação dos colaboradores. A inovação vira rotina e você impulsiona a cultura de inovação na empresa.
  • Open Innovation: Chame startups e parceiros para desafios, gerencie parceria na plataforma e tenha acesso a mais de 23.000 startups na nossa base.
  • Métricas Acionáveis: Influencie a organização a investir em esforços de inovação com base em métricas claras e acionáveis. Meça resultados dos projetos e comunique o sucesso das iniciativas
  • Inovação Integrada e Transparente: Gerencie projetos de diferentes esteiras e horizontes, com colaboração de parceiros e equipe, visualizando o portfólio globalmente.  
  • Engajamento com Conhecimento: Transforme a inovação em hábito com trilhas de conhecimento e mentorias disponíveis ao longo da jornada. 

    Conheça aqui, solicite uma demonstração guiada e teste grátis.