Aumento da diversidade e novos padrões de comportamento que desafiam o status quo e a proposta de valor atual;
Maior competitividade com múltiplas opções para consumidores e colaboradores, que se tornam cada vez mais exigentes devido ao fácil acesso a informações;
Aceleração dos ciclos de mudanças, exigindo agilidade na adaptação e melhorias de processos e soluções entregues;
Propósitos e valores que questionam as formas atuais de gestão, consumo e posicionamento de marcas e produtos;
Tecnologias exponenciais que se desenvolvem e se disseminam rapidamente.
Adaptabilidade e agilidade são competências essenciais para a sobrevivência de organizações na Nova Economia. Neste novo cenário, a maneira de fazer negócios, formar talentos, compartilhar valor e exercer a liderança será muito diferente dos modelos atuais. A aceleração dos ciclos de mudanças está redefinindo a competitividade, e as empresas precisam se adaptar para futuros cenários. É essencial criar e manter propostas de valor que atendam às exigências e necessidades de clientes, colaboradores e stakeholders.
Estruturar uma nova Cultura Inovativa, capacitando colaboradores e vivenciando na prática métodos, ferramentas, formas de pensar e gerar ideias conectadas às estratégias do negócio e ao entendimento profundo dos usuários, pode ser a melhor estratégia para as organizações.
O Design Estratégico é a resposta à cultura e competências práticas necessárias para colaboradores e empresas em um mundo em transformação. Ele aborda os desafios do negócio de forma criativa e atenta às reais necessidades de clientes, consumidores, colaboradores e stakeholders. Isso implica identificar lacunas, insights e oportunidades alinhadas ao mercado e às estratégias da organização.
Para nós, a inovação é o resultado bem-sucedido da transformação de uma proposta de valor, preparando equipes e organizações para um cenário futuro, com novas propostas de valor e entrega.
O Design Estratégico não é apenas sobre design por design. Esse método é uma ferramenta para lidar com a complexidade da aceleração dos ciclos de mudanças, garantindo a adequação da organização ao contexto atual e às tendências futuras. Ele identifica oportunidades para projetos de inovação e soluções estratégicas com alto potencial de impacto.
Do desafio à solução estratégica, o Design Estratégico pode gerar uma infinidade de resultados tangíveis, como:
Novos produtos, serviços e modelos de negócio;
Novos modelos de relacionamento;
Aumento da experiência do cliente e colaborador;
Posicionamentos mais alinhados ao mercado;
Cultura Inovativa e abordagem centrada no indivíduo.
A forma de pensar do design no processo está relacionada ao desenvolvimento de soluções. A metodologia de Design Estratégico é fundamentada nos princípios de Design Thinking e Métodos Ágeis, colocando o cliente no centro do desenvolvimento dos projetos e validando antecipadamente as hipóteses mais arriscadas e o valor gerado para o cliente.
Como as empresas, as metodologias de inovação tiveram que se adaptar às constantes instabilidades e incertezas. Metodologias tradicionais estavam mais relacionadas ao desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologias. Já as metodologias mais recentes adotam os princípios do design thinking, trazendo essa abordagem para o desenvolvimento de soluções com base em problemas, dores, necessidades ou oportunidades reais.
Empatia: Entender um problema pela ótica de quem o vivencia, colocando-se no lugar do cliente e experimentando suas dores, desafios e necessidades.
Colaboração: Permitir que a equipe tenha uma visão holística do problema, onde a diversidade do time contribui com ideias e oportunidades para resolvê-lo.
Experimentação: Testar a solução com usuários reais, proporcionando melhorias e aprendizado para o desenvolvimento final da solução.
Diante das frequentes mudanças, o aprendizado deve ser gradual e antecipado, permitindo ajustes durante a construção da solução. A adoção de metodologias ágeis é mais adequada que os modelos de gestão tradicionais. O método ágil prevê ciclos curtos de planejamento, execução e revisão. No início de cada ciclo, a equipe planeja e refina as atividades, revisando-as e avaliando possíveis melhorias para o próximo ciclo.
A Avantt.i é uma plataforma de inovação desenvolvida pela Inventta, para gestores de inovação e gerentes de projeto.
Com módulos de intra, open e gestão do portfólio, oferecemos uma visão completa da Gestão da Inovação para alavancar suas iniciativas.