Inovação Ágil

Lucas | Inovação
19 Jul, 2024 | Atualizado em 15 Ago, 2024
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       Das frequentes inovações tecnológicas às metodologias ágeis para liderar projetos e gerenciar equipes, até a recente funcionalidade de acelerar áudios no WhatsApp, tudo ao nosso redor está mais rápido. Mas será que a inovação precisa ser sempre ágil? Esses conceitos estão intrinsecamente ligados? 

       A metodologia ágil simplifica e dinamiza processos desde a concepção da ideia até o produto final. Trata-se de um conjunto de práticas de gestão de projetos que busca maior rapidez, eficiência e flexibilidade, utilizando ciclos de ideação e testes mais curtos e frequentes (geralmente de uma ou duas semanas), validando pontos sobre o produto ou solução com baixo investimento de tempo e recursos. Embora originalmente destinada ao desenvolvimento de softwares, a metodologia ágil expandiu-se para outros setores, tecnológicos ou não. 

       Devido ao sucesso das metodologias ágeis em trazer dinamismo para empresas, especialmente na criação de novas soluções e produtos, o conceito de agilidade tem sido frequentemente confundido com inovação. Mas será que a inovação deve sempre ser ágil? A experiência da Amazon sugere que não. 

       Desde 2004, a Amazon desenvolve e pratica uma abordagem diferente para a validação de ideias. Em vez de ciclos curtos para validar uma proposta de valor através de um MVP, a metodologia "Working Backwards" da Amazon, promovida por Jeff Bezos, adota uma abordagem oposta. Produtos como Alexa, Kindle, Amazon Go e AWS foram desenvolvidos utilizando esta metodologia, que pode levar semanas ou meses. 

       Na prática, quando a Amazon quer validar uma nova solução, um gerente de produto escreve um comunicado de imprensa fictício anunciando o produto como se já estivesse pronto. Esse comunicado aborda um problema real do cliente e explica como as soluções existentes falham em atender a essas necessidades. Ao longo de semanas ou meses, esse comunicado é revisado até que o gerente esteja confiante de que responde a todas as possíveis perguntas sobre a nova solução. A partir do feedback de consumidores, investidores e parceiros sobre o comunicado, decide-se se o produto será desenvolvido ou descartado, validando primeiro com o cliente antes de desenvolver a solução. 

       A chave para uma boa inovação está no equilíbrio entre agilidade e processos mais lentos. Às vezes, pode ser mais benéfico para a empresa desenvolver conceitos de forma mais robusta e fundamentada, enquanto em outras situações, ciclos curtos e ágeis de validação de valor podem ser mais apropriados. 

       Implementar metodologias ágeis em todas as decisões pode não ser a melhor estratégia, pois há momentos em que uma coleta de dados mais profunda, uma decisão mais amadurecida ou um tempo maior de desenvolvimento são necessários. Por outro lado, não adotar metodologias ágeis em um mundo cada vez mais acelerado pode fazer com que sua empresa perca competitividade. 

       Portanto, a inovação precisa ser ágil? Não necessariamente! Uma boa estratégia de inovação entende e equilibra quais atividades devem ser desenvolvidas de forma ágil e quais se beneficiarão de um maior investimento de tempo. 

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