Mapa de Empatia

Lucas | Cultura de Inovação
19 Jul, 2024 | Atualizado em 28 Ago, 2024
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       Neste artigo, vamos discutir uma ferramenta amplamente utilizada por aqueles que desenvolvem ideias no Avantt.i: o Mapa de Empatia. Descubra o que é, como funciona e quando deve ser utilizado no texto a seguir. 

       O Mapa de Empatia é uma ferramenta útil para segmentar e entender melhor seu cliente. Ele permite identificar suas dores e necessidades reais e como o cliente enfrenta os problemas que sua ideia pretende resolver diariamente. Com essas informações, é possível compreender os benefícios que seu cliente busca, identificar oportunidades de negócio e ajudar a superar suas dores ou necessidades.

Quando usar o Mapa de Empatia? 

       Antes de usar o Mapa de Empatia, é crucial realizar entrevistas e conversar com seus potenciais clientes para compreender o problema do ponto de vista deles, entendendo os ganhos e dores. Nesta fase inicial, é essencial entender os “jobs to be done” dos clientes, ou seja, a jornada que eles percorrem em relação ao problema. Recomenda-se usar o Customer Profile (veja na imagem abaixo como preenchê-lo) antes de utilizar o Mapa de Empatia. Isso ajudará a segmentar melhor seus clientes e identificar as personas com as quais você está trabalhando. A partir daí, utilize o Mapa de Empatia para consolidar as informações coletadas nas pesquisas, identificando os personagens que interagem com o problema e suas características específicas. 

Customer Profile 

Estrutura de um Mapa de Empatia 

       O Mapa de Empatia utiliza como base as informações obtidas em entrevistas com clientes. Para desenhar uma persona, além de considerar dores e necessidades, é importante explorar os sentidos, hábitos e ações dos entrevistados, categorizando-as da seguinte maneira: 

  • O que a pessoa pensa e sente? Quais são os sentimentos e pensamentos da persona durante sua interação com o tema explorado pelo seu negócio? Quais são suas preocupações e aspirações? Capture diferentes momentos e estados emocionais do usuário. 

  • O que a pessoa vê e ouve? Quais são as influências, influenciadores, marcas favoritas e produtos que essa persona consome? Quais são os ambientes de socialização e situações cotidianas dessa persona? Descreva as fontes de informação e observações do usuário relacionadas ao tema. 

  • O que a pessoa fala e faz? Quais são os comportamentos da persona? O que ela expressa e como? Quais são seus hobbies e atividades principais? Descreva as necessidades do usuário durante a execução dos seus “jobs to be done” mencionados no Customer Profile. 

  • Quais são as dores dessa pessoa? Quais são os medos, obstáculos e frustrações que a persona enfrenta nos seus “jobs to be done”? Identifique as principais dores e pontos de incômodo do usuário. 

  • Quais são os ganhos dessa pessoa? Quais são as necessidades, desejos e benefícios concretos que a persona busca? Descreva as necessidades do usuário durante a execução dos seus “jobs to be done” mencionados no Customer Profile.  

Mapa de Empatia

 

 

       E depois? 

       Após aprofundar seu conhecimento sobre o cliente utilizando o Mapa de Empatia, é necessário colocar a solução desenhada pelo seu negócio no mercado para teste e validação com o cliente real. Verifique se a solução resolve os problemas identificados, se os clientes percebem valor na solução e se estão dispostos a aderir e pagar por ela. É importante destacar que essa validação busca confirmar as hipóteses de desejabilidade e proposta de valor da solução. Além disso, outros dois tipos de validação são essenciais na etapa de teste: a viabilidade econômica e a viabilidade técnica. Para mais detalhes sobre a validação de soluções inovadoras, consulte o artigo “Validando a inovação”. 

       Agora que você entende a importância de ter empatia com seus clientes, está na hora de conversar com eles para validar sua ideia! 

Sobre a Avantt.i 

       A Avantt.i é uma plataforma de inovação desenvolvida pela Inventta, para gestores de inovação e gerentes de projeto.

       Com módulos de intra, open e gestão do portfólio, oferecemos uma visão completa da Gestão da Inovação para alavancar suas iniciativas.

  • Visão global e gestão do portfólio: Através da consolidação do portfólio de inovação, a Avantt.i ajuda a identificar os principais projetos e avançar com assertividade. Tudo em uma única plataforma. 
  • Programa de intra: Crie desafios e obtenha participação dos colaboradores. A inovação vira rotina e você impulsiona a cultura de inovação na empresa.
  • Open Innovation: Chame startups e parceiros para desafios, gerencie parceria na plataforma e tenha acesso a mais de 23.000 startups na nossa base.
  • Métricas Acionáveis: Influencie a organização a investir em esforços de inovação com base em métricas claras e acionáveis. Meça resultados dos projetos e comunique o sucesso das iniciativas
  • Inovação Integrada e Transparente: Gerencie projetos de diferentes esteiras e horizontes, com colaboração de parceiros e equipe, visualizando o portfólio globalmente.  
  • Engajamento com Conhecimento: Transforme a inovação em hábito com trilhas de conhecimento e mentorias disponíveis ao longo da jornada. 

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