P&D e a estratégia do negócio.
Hoje, há uma crescente discussão sobre a Inovação Corporativa permeando toda a estrutura das empresas. Ela está presente em todos os departamentos e é apoiada por uma cultura coletiva e mentalidade comum, mais do que por uma área específica ou um grupo de pessoas. Não pretendendo contestar essa visão, mas sim reforçando a ideia de que a inovação prospera quando as habilidades estão difundidas e enraizadas na organização, destaco a importância da área de P&D.
A proposta deste texto é convidar a um olhar sobre o P&D como uma parte essencial e uma alavanca estratégica para o sucesso e a longevidade do negócio, abordagem frequentemente utilizada em projetos de Roadmap e Estratégia de Inovação.
Diferentemente de outras áreas, o P&D tem como missão principal inovar. Na prática, ele existe com esse propósito exclusivo, o que pode gerar problemas. Mesmo assumindo um papel crucial para muitos negócios, os objetivos do P&D frequentemente não estão diretamente alinhados com a estratégia da empresa, principalmente devido à dicotomia entre curto e longo prazos. Esse cenário cria dificuldades e acaba por descreditar o aspecto estratégico da área, relegando-a muitas vezes a um laboratório de testes aleatórios, dependente da sorte e competência de alguns indivíduos, em vez de esforços estruturados e intencionais para o sucesso estratégico do negócio.
Projetos de inovação, pesquisa e desenvolvimento e tecnologias podem ser grandes habilitadores para novos modelos de negócios. Eles impulsionam a conquista de novos mercados, o desenvolvimento de novos serviços e produtos, e podem criar barreiras de proteção ou até derrubar barreiras criadas por competidores. Quando bem alinhado às estratégias do negócio, tanto a curto quanto a longo prazo, o P&D se torna um ativo estratégico significativo.
Mas como conectar as iniciativas de P&D à estratégia em um cenário onde as lideranças são pressionadas a apresentar resultados trimestrais e os horizontes de tempo mais longos estão cada vez mais incertos? Vamos falar do P&D Estratégico!
Com base em estudos de áreas de P&D das maiores empresas do país, identifica-se algumas etapas essenciais:
Mapear e Entender os Grandes Objetivos do Negócio:
É crucial iniciar qualquer planejamento de inovação compreendendo os direcionadores do negócio e os grandes objetivos estratégicos. Esses direcionadores guiam uma parte relevante do trabalho da organização, incluindo os projetos de inovação, especialmente a curto e médio prazos. A melhor forma de fazer isso é alinhando-se diretamente com a liderança do negócio.
Considerar Oportunidades e Ameaças Futuras:
Mapear grandes tendências futuras e entender seus possíveis impactos ajuda a tornar mais claros os temas de inovação que podem parecer distantes do core business e para isso utilizar técnicas de construção de cenários futuros para tornar esses temas mais tangíveis, caso se tornem reais. Trabalhar com múltiplos cenários é essencial para se preparar para eventos que possam desafiar ou criar grandes oportunidades de crescimento para o negócio.
Definir os Territórios de Inovação (Where to Play):
Compreendendo os objetivos estratégicos e as possíveis oportunidades e ameaças futuras, os territórios de inovação se tornam mais claros. Estes territórios são espaços de mercado que potencializam oportunidades ou mitigam ameaças mapeadas, escolhidos de forma intencional e estratégica para direcionar os esforços do P&D.
Mapear Rotas de Inovação (How to Win):
Escolhidos os territórios de inovação, é hora de mapear as iniciativas e tecnologias necessárias para ir do ponto atual ao ponto desejado. É importante entender quais iniciativas e tecnologias estão mais acessíveis, quais podem criar problemas e como navegar por elas.
Desenvolver Competências e Parcerias:
Após definir os territórios e mapear as rotas, é essencial entender quais competências são necessárias para percorrer essas rotas de inovação. Avaliar se elas já existem na empresa ou se precisam ser desenvolvidas internamente ou externamente, identificar parceiros de mercado e definir como atuar juntos, por meio de quais formatos.
Concluindo essas etapas, a conexão entre a área de P&D e a estratégia do negócio ocorre de forma natural. Isso alinha melhor os objetivos da organização e da área, tornando os projetos mais direcionados e relevantes para a liderança. Portanto, ao criar roadmaps e estratégias de inovação, é crucial considerar alavancas para atingir objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazos, sejam eles próximos ou distantes do core business.
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