É impressionante como a dinâmica de viver e trabalhar com inovação mudou. Nos últimos tempos, temos consumido informações e serviços que, até recentemente, não existiam e que provavelmente demorariam muito mais para serem criados se não fosse pelo maior evento pandêmico das últimas décadas, que atuou como um gatilho para a inovação.
Esse evento desencadeou uma série de ações e transformações no mundo dos negócios e na vida das pessoas. Imagine a quantidade de dedicação e esforço pessoal necessários para nos mantermos atualizados. Como facilitadores estratégicos da inovação, precisamos coletar muitas informações, organizá-las sistematicamente, planejar e implementar mudanças de forma rápida e eficaz.
Neste artigo haverá uma reflexão sobre um movimento recente: a desaceleração dos processos tradicionais de P&D, de longo prazo, e o fortalecimento de ações e lançamentos que geram valor em curto prazo, com uma alta percepção de experiência pelas pessoas.
Diante deste cenário incerto e das necessidades urgentes de mudança para se manter relevante, as empresas estão mudando o foco de projetos de longo prazo para iniciativas que geram resultados quase instantâneos.
O "digital" tornou-se essencial para os negócios, assim como ter uma conta bancária. Pequenas, médias e grandes empresas estão se reinventando de forma ágil e dinâmica, criando novas maneiras de contato, interação, engajamento, criação de conteúdo e vendas. Um aspecto comum a todas essas formas é que o foco está nas pessoas, seus comportamentos e sentimentos.
Usando recursos digitais, as empresas têm se tornado mais humanas: promovendo e valorizando o home office, organizando processos seletivos à distância que valorizam mais os valores e visões dos candidatos do que uma primeira impressão visual, oferecendo vendas à distância através de canais próprios ou de terceiros, organizando confraternizações virtuais para seus times, entre outros exemplos.
Não serão detalhadas essas ações digitais, pois há muitos materiais excelentes sobre isso. Será enfatizado o poder da inovação simples e honesta neste momento, movimentos que geram grande valor para o mercado e para as pessoas. É hora de aproximar os clientes, abrir espaço para feedbacks sinceros e diretos, aproveitando essa massa crítica como base para a criação de algo novo, diferente e inesperado.
A digitalização ajuda nesse processo, permitindo uma resposta rápida, simples e constante.
O P&D de longo prazo nunca perderá sua importância para o futuro das empresas e certamente voltará a receber muitos recursos em breve. O grande desafio atual é que as incertezas são mais fortes e coesas do que os dados, tendências e sinais que moldam possíveis cenários futuros, onde certas tecnologias podem responder positivamente a demandas específicas.
Inovar Agora: Um Novo Mindset
Inovar, agora, significa buscar novas formas de fazer as coisas com uma mentalidade simples e descomplicada. É crucial aumentar a empatia, criar experiências incríveis, capacitar e engajar as pessoas e, mais do que nunca, ter um propósito que auxilie a comunidade e coloque as corporações como protagonistas na melhoria da vida de todos.
Neste contexto, as empresas que adotarem essa mentalidade e agirem rapidamente terão uma vantagem significativa no mercado atual e futuro.
A Avantt.i é uma plataforma de inovação desenvolvida pela Inventta, para gestores de inovação e gerentes de projeto.
Com módulos de intra, open e gestão do portfólio, oferecemos uma visão completa da Gestão da Inovação para alavancar suas iniciativas.