No contexto da inovação corporativa, é comum identificar as principais barreiras que impedem a organização de avançar e obter resultados dos seus esforços inovadores. Questões culturais, organizacionais e de recursos são muitas vezes citadas e realmente representam desafios significativos para a inovação. No entanto, gostaríamos de destacar um fator que, pela sua simplicidade e grande impacto, tem chamado atenção: a falta de uma visão compartilhada e coesa pela liderança sobre os conceitos fundamentais de inovação corporativa.
Há cerca de uma década, a inovação começou a integrar as discussões diárias da alta liderança das grandes empresas. Se antes a inovação era sinônimo de tecnologia e estava restrita ao P&D, nos últimos anos, tornou-se difícil encontrar uma conversa entre líderes de grandes organizações em que o tema inovação não seja mencionado. E agora, com um escopo muito mais amplo: ainda P&D, mas também transformação digital, agilidade, novos modelos de negócio, novas estruturas organizacionais, estratégias de crescimento, etc.
O que parece é que a introdução do tema na liderança ocorreu tão rapidamente, devido à sua evidente necessidade, que muitos executivos de C-level ainda não desenvolveram uma visão conceitual clara e bem definida sobre o que é inovação.
Na prática, esse é um desafio relevante, pois resulta em desalinhamento e desconforto entre a alta liderança quanto ao tema, o que gera fricção na tomada de decisões em prol da inovação. Diversas grandes empresas enfrentam problemas de decisão em relação à inovação devido à falta de clareza conceitual sobre o tema, além de outros motivos. É comum, por exemplo, líderes debaterem se a melhoria operacional é ou não inovação, ou restringirem o tema apenas a inovações de produto. Ou ainda afirmarem que só é inovação as novas ofertas que criam novos mercados. A verdade é que a falta de conhecimento e experiência prática em inovação muitas vezes impede que a organização avance de forma estruturada em sua agenda de inovação.
É comum algumas lideranças perceberem esse desafio e buscarem ajuda para fornecer uma base conceitual rápida de inovação antes de partirem para ações mais estruturadas no tema. E é impressionante perceber, ao longo desses momentos, o quanto esse conhecimento desbloqueia a organização para iniciar uma jornada mais robusta de inovação, independentemente da rota seguida.
A partir da nossa experiência com grandes empresas na América Latina, gostaríamos de compartilhar alguns dos conceitos de inovação que exploramos. Focaremos nos mais básicos, mas que frequentemente geram boas discussões e ampliam a visão da liderança: o que é inovação e quais são seus principais tipos.
Embora existam diversas definições para a inovação, uma que utilizamos na Avantt.i é:
"Inovação é a geração de valor a partir da exploração de novas ideias"
Essa definição é simples, ampla o suficiente para abranger diferentes tipos de inovação, e possui um elemento chave para o entendimento do conceito de inovação: o fato de que uma inovação deve necessariamente gerar valor e entregar resultados, independentemente do que seja considerado resultado para o público-alvo.
Esse resultado pode ser tangibilizado como redução de custo, resolução de necessidades não atendidas, melhoria de desempenho, aumento de receita, redução de risco, diversificação, enfim, não importa qual o tipo de resultado gerado, mas deve necessariamente gerar valor para alguém.
Essa é a diferença entre inovação e invenção: invenções são criações, coisas novas que não necessariamente geram valor; já as inovações possuem um compromisso explícito com o resultado.
As inovações podem ser classificadas de diferentes formas. Apresentaremos neste artigo quatro formas distintas de classificar a inovação:
Quanto à intensidade da transformação
Dica: Grandes disrupções geralmente ocorrem quando novas tecnologias viabilizam modelos de negócio inovadores: uma visão integrada de modelagem de negócio e tecnologia é essencial para estimular inovações de impacto.
Quanto à abrangência
Dica: A inovação exige uma referência, que pode ser a área dentro da empresa, a própria empresa, o setor, o país ou o mundo. Algo pode ser inovação para a empresa, mas não para o setor. Ou pode ser inovação no país, mas não em escala global. Não nos cobremos tanto desnecessariamente: para ser inovação, não precisa necessariamente ser novo no mundo. Estratégias de inovação baseadas no princípio de “seguidor rápido” podem trazer grandes resultados para empresas em determinados setores e contextos.
Quanto ao direcionador do esforço inovativo
Dica: Identificar e explorar um “blend” próprio da organização é essencial para direcionar os esforços de forma equilibrada, reduzindo riscos de um olhar viciado em apenas um tipo de esforço de inovação.
Quanto ao tipo de resultado gerado
Dica: Há muitas formas de explorar a inovação. Entender quais são as mais apropriadas para a empresa e seu contexto atual é essencial para calibrar uma ambição de inovação assertiva e bem definida a ser compartilhada com a organização.
Como um último benefício de entender os meandros conceituais da inovação corporativa, destaco o valor de também reconhecer o que já é feito de inovação na empresa. É comum que a liderança, ao entender a amplitude dos diferentes tipos de inovação, identifique não apenas lacunas de atuação, mas também reconheça que já está executando diferentes esforços de inovação sem perceber. Entender as lacunas e reconhecer o que já é feito é uma alavanca simples e poderosa para que a organização avance em uma transformação orientada pela inovação.
Embora existam várias definições, sempre ressalto que é importante que a liderança defina sua ambição quanto ao tema inovação e a comunique claramente a toda a organização.
Pode ser que a organização crie sua própria definição do que é inovação e do que não é. E isso é totalmente válido, desde que haja uma consciência conceitual de que o mundo da inovação abrange diversas vertentes.
A Avantt.i é uma plataforma de inovação desenvolvida pela Inventta, para gestores de inovação e gerentes de projeto.
Com módulos de intra, open e gestão do portfólio, oferecemos uma visão completa da Gestão da Inovação para alavancar suas iniciativas.