Estratégia de Inovação

Lucas | Estratégia de Inovação
19 Jul, 2024 | Atualizado em 28 Ago, 2024
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       Embora haja um aumento nos esforços de inovação no ambiente corporativo, ainda é possível observar uma frustração pela falta de resultados consistentes. Nesse cenário, uma das principais causas para essa baixa efetividade é a ausência de uma boa estratégia de inovação. 

Tudo começa pela estratégia de inovação 

       Uma estratégia de inovação consiste em um conjunto de práticas, metodologias e ferramentas interligadas que alinham os esforços inovadores com a estratégia do negócio. Ela organiza rituais, processos e recursos, além de fortalecer uma cultura propícia à inovação. Quando esses elementos não estão bem definidos, surgem sintomas claros, como: 

  • Iniciativas sem propósito e/ou objetivos claros, resultando em baixa assertividade nos resultados; 

  • Baixa prioridade e alocação inadequada de recursos para as iniciativas inovadoras; 

  • Dificuldade da liderança em navegar por um grande volume de estímulos externos, complicando a priorização; 

  • Esforços de inovação dispersos e concorrentes dentro da mesma organização, gerando desperdício, ineficiência e atritos; 

  • Sentimento de "perder o timing" em relação a certos tipos de inovação, mas dificuldade em justificar sua necessidade específica. 

       Sem uma estratégia, áreas diferentes de uma organização podem buscar prioridades conflitantes. Representantes de vendas, por exemplo, ouvem as necessidades urgentes dos maiores clientes diariamente. O marketing vê oportunidades de alavancar a marca através de produtos complementares ou novos canais de distribuição. Chefes de unidades de negócios focam nos seus mercados-alvo e nas pressões específicas de lucro e prejuízo. Cientistas e engenheiros de P&D identificam oportunidades em novas tecnologias. Sem uma estratégia para integrar e alinhar essas perspectivas em torno de prioridades comuns, o potencial da diversidade é enfraquecido ou, pior ainda, se torna autodestrutivo. 

Definição de Estratégia de Inovação 

       Muitas empresas enfrentam esses desafios definindo uma Estratégia de Inovação. Esse elo conecta os esforços inovadores com a estratégia do negócio, maximizando a assertividade e o retorno para a organização a curto, médio e longo prazo, de acordo com a estratégia e o contexto da empresa. 

       Não existe um modelo único de estratégia de inovação, pois isso varia de empresa para empresa, considerando aspectos como cultura, tamanho, setor, entre outros. No entanto, é possível definir alguns elementos-chave que ajudam as empresas a terem sucesso nesse caminho.  

Benefícios de uma boa estratégia de inovação 

       Quando bem definidos, os conjuntos e práticas que envolvem uma estratégia de inovação podem trazer benefícios significativos para o negócio, como: 

  • Maior conexão dos esforços de inovação com a estratégia do negócio, garantindo maior alinhamento estratégico; 

  • Maior assertividade dos esforços de inovação quanto aos objetivos, métodos e ferramentas utilizadas; 

  • Balanceamento dos esforços de inovação quanto ao potencial e ao nível de incerteza, garantindo retorno a curto, médio e longo prazo; 

  • Alinhamento entre os diferentes esforços de inovação existentes, para maior eficiência; 

  • Clareza e transparência da ambição e dos esforços de inovação da organização para todos os colaboradores e áreas; 

  • Liderança orientada para guiar a transformação da organização.  

A abordagem para Estratégia de Inovação 

       Ao ajudar organizações a definirem suas estratégias de inovação, entende-se que é necessário construir uma estrutura central que seja aderente a todo o negócio e que possa gerar resultados. 

Direcionamentos para uma boa estratégia 

       A definição começa pelo entendimento da estratégia do negócio, suas questões estratégicas, objetivos e projetos-chave. Com esse entendimento, busca-se sinais e tendências futuras, considerando o comportamento dos consumidores, novas tecnologias e mudanças na cadeia de valor que possam trazer oportunidades e ameaças para a organização. Criando uma discussão estratégica com a alta liderança é mapeado e priorizado possíveis territórios de oportunidades conforme a ambição da empresa: 

  • Execução: territórios com oportunidades que exigem projetos robustos, com equipe dedicada e expectativa de resultados em curto prazo. 

  • Exploração: territórios com oportunidades que envolvem maior incerteza, geralmente exigem MVPs ou projetos exploratórios para posterior execução. 

  • Monitoramento: territórios com muitas incertezas, exigindo mais entendimento e definição, geralmente relacionados a esforços de pesquisa e estudos.  

       Paralelamente à priorização dos territórios, deve-se definir o balanceamento de recursos no portfólio de projetos de inovação, distribuídos entre diferentes horizontes de inovação (H1 – Projetos no core, H2 – Projetos nas adjacências e H3 – Projetos transformacionais). 

Modelos de Inovação 

       Com a definição de onde a empresa focará seus esforços, é preciso trabalhar com lideranças e pessoas envolvidas para definir como realizar esses esforços. Especialistas determinam o que a inovação deve proporcionar, seu propósito, missão, arquétipos a serem explorados, objetivos e resultados. 

      Considerando o nível de maturidade em inovação e as ambições estratégicas da organização nos territórios de oportunidade, define-se as bases para os esforços e práticas de inovação, como programas de inovação aberta, intraempreendedorismo, CVC, CVB e M&A.  

Inovação e o modelo de Gestão 

Definidos os esforços de inovação, é preciso mapear as iniciativas estruturantes que servirão como alicerce para as práticas inovadoras. Considerando as principais dimensões da gestão da inovação, entende-se os esforços e o orçamento necessário para isso: 

  • Visão e Direcionamento: elementos que orientam os processos e esforços de inovação, conectando-os com a estratégia do negócio. 

  • Cultura e Engajamento: elementos que reforçam o engajamento da organização e a capacitação das pessoas para os esforços de inovação. 

  • Processos e Organização: aspectos relacionados a processos e estrutura organizacional, como funis e cestas de inovação, iniciativas e programas. 

  • Recursos e Infraestrutura: estruturação dos recursos financeiros, pessoais e de infraestrutura da organização, suas fontes, captação e organização. 

Plano de Implementação da Estratégia de Inovação 

A última etapa para a criação da estratégia de inovação envolve o desdobramento de um plano de ação. Este plano é dividido em ondas de execução, com responsáveis, tempos e movimentos definidos. 

Case Thermofisher 

A Thermo Fisher Scientific, grupo global atuante em setores como saúde e clima, teve um processo para desenvolver as suas frentes de inovação no Brasil. Focaram na construção e organização das cestas e funis de projetos de inovação, considerando a interação com outras frentes e projetos da organização. Além disso, um dos principais focos estava na digitalização da frente LATAM. Identificaram os principais desafios e objetivos estratégicos do negócio, cruzamos esses dados com tendências de mercado e mapeamos os territórios a serem executados, explorados e monitorados. 

 

Sobre a Avantt.i 

       A Avantt.i é uma plataforma de inovação desenvolvida pela Inventta, para gestores de inovação e gerentes de projeto.

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